OS DANOS DOS RAIOS UV
- Marcelo C. Vicente
- 29 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Nós todos sabemos que uma exposição prolongada aos raios UV pode ser ruim, tudo graças as nossas mães constantemente nos incomodando sobre a aplicação de protetor solar antes de sair de casa. No entanto, apesar de tudo, ainda há pessoas que acreditam que os raios UV são inofensivos e não causam nada além de rugas e queimaduras ocasionais. Essas pessoas devem pensar duas vezes sobre isso. Os raios UV podem, de fato, ser mais perigosos do que a maioria das pessoas espera.

Queimadura de sol

O efeito mais comum dos raios UV vem na forma de eritema, também conhecido como queimadura solar. Enquanto o grau de intensidade de uma queimadura solar depende de muitos fatores (entre eles, a quantidade de tempo gasto sob o sol), quanto maior a exposição, pior queimadura solar tende a ser. As queimaduras solares são causadas pela pele absorvendo muita energia dos raios UV e ficando danificada. A razão pela qual a pele fica vermelha quando sofre de queimaduras solares é por causa do aumento do fluxo sanguíneo tentando reparar a pele danificada.
Fotoenvelhecimento

Embora não seja um efeito prejudicial, o envelhecimento prematuro da pele ainda permanece um eleito que a maioria das pessoas gostaria de evitar. A verdade é que as longas exposições aos raios UV aceleram o processo de envelhecimento. Rugas, "manchas marrons do fígado" e a perca de elasticidade da pele são causadas pelos raios UV que destroem o colágeno e os tecidos abaixo da camada superior da pele. Felizmente, nunca é tarde de mais para impedir os efeitos do fotoenvelhecimento, especialmente se produtos de reparo da pele de boa qualidade forem usado.
Câncer de pele

Câncer não é algo que a maioria das pessoas gostaria de associar. Segundo estudos, o câncer de pele tende a ser o tipo mais comum em todo o mundo. Além disso, os cientistas descobriram evidências esmagadoras de que a exposição prolongada aos raios UV esta fortemente ligada à ocorrência dos três principais tipos de câncer de pele (carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma). Alguns chegam a dizer que 90% dos cânceres de pele são causados pela radiação UV. Se esta não é uma boa razão para ter cuidado sob o sol, então o que é?
Dano Ocular

Um efeito menos reconhecido dos raios UV, danos oculares ainda é muito real e presente. Os raios UV são conhecidos por danificar os tecidos dos olhos. Na maioria dos casos extremos, eles podem até levar a "cegueira da neve" ou fotoceratite, que é uma queima dolorosa da superfície do olho. Enquanto os efeitos da fotoceratite desaparecem depois de alguns dias, eles podem afetar uma pessoa mais tarde na vida. Pesquisas também descobriram que a exposição prolongada ao sol geralmente leva a um risco maior de contrair doenças oculares, como catarata ou pinguécula mais tarde.
Os raios UV são mais prejudiciais do que a maioria das pessoas pensa, mas a boa notícia é que os efeitos da exposição excessiva ao sol em nossos corpos nunca são tarde demais para reverter. Proteger-se desses efeitos pode parecer problemático no início, mas muitas vezes vale a pena, especialmente quando ser cuidadoso é o que pode acabar salvando uma vida.
Postado por MCV Film - Distribuidor Películas Controle Solar
Comments